"Durante o processo de mastigação, o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento que dá sinais de apetite saciado. Assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.
Nosso organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Se os alimentos não forem bem triturados e chegarem pedaços grandes ao estômago, o trabalho deste órgão aumenta. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases. Quando não mastigamos bem, não formamos saliva o suficiente e ficamos com vontade de tomar líquidos para empurrar a comida até o estômago. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces.
Quantidade: realizar ao menos 30 mordidas por garfadas e nunca colocar uma quantia excessiva, o que dificulta a mastigação;Conseguir uma mastigação correta pode exigir treino e atenção, pois precisa ser incorporado na rotina do individuo para sempre. Três pontos que devemos nos atentar para a mastigação adequada:
Duração: o intervalo entre as garfadas deve ser de pelo menos 30 segundos;
Qualidade: usar toda a cavidade oral para a mastigação, ou seja, não manter o alimento apenas em um dos cantos da boca." Fonte: Maria Claudia Lima, nutricionista clínica do Einstein, e Rosana Tiepo Arévalo, fonoaudiologia do Einstein
Agora que você leu e "mastigou" tudo direitinho, que tal relembrar o caminho pelo qual esse alimento percorrerá até sair do corpo?
Se preferir, confira está animação ao som de "Black in Black"- AC/DC. Assim fica fácil de aprender, bons estudos! ;)
Referência:
https://www.youtube.com/watch?v=ip_4C-u5gMw
http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1322
Nenhum comentário:
Postar um comentário